Roteiro do Dia


Roteiro do Dia - screenshot

O "Roteiro do Dia" é um programa não-linear interativo que explora as principais características de interatividade e sincronismo intermídia possibilitadas pelo Ginga-NCL. O programa é totalmente desenvolvido na linguagem NCL e tira proveito, dentre outras coisas, das facilidades dos usos de contextos (para estruturar a aplicação) e do uso de regras e nós de alternativa.

No "Roteiro do dia", o telespectador é chamado para, ativamente, criar sua própria linha narrativa da história. Desde o início, até o final do programa, é possível escolher quais os próximos passeios a serem realizados no decorrer de uma visita turística a uma cidade. Neste programa-piloto, a cidade do Rio de Janeiro foi o cenário escolhido. Estão entre os pontos turísticos que podem ser escolhidos: a Central do Brasil, Copacabana, Jardim Botânico e a Gafieira Estudantina.

O roteiro foi idealizado simulando um programa real de televisão interativa. Por isso, sempre prevê a possibilidade de que o telespectador não esteja disposto a interagir. Ele pode informar isso ativamente no início do programa, ou simplesmente não optando por nenhum passeio. Neste caso, ele será redirecionado para um roteiro de visita escolhido previamente pelos autores do programa.

Estudos sobre o tempo disponível para a interatividade e textos que envolvem o telespectador, por exemplo, relembrando de onde ele veio, são características que tornam essa aplicação pioneira no ambiente de TV Digital Interativa.

Roteiro e Edição
Alan Angeluci
Grupo de Pesquisa de Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas - Intercom

Arte
Carla Pazin

Aplicação Interativa
Roberto Azevedo
Laboratório Telemídia - PUC-Rio

AnexoTamanho
RoteiroDoDia-Club.zip83.67 MB
5
Seu voto: Nenhum Média: 5 (1 vote)

Licença

Creative Commons license icon
Esta obra é regida por uma Licença Creative Commons Atribuição Uso não-comercial Compartilhamento pela mesma licença